Projeto pedagógico

Eu e os Outros Criar laços

Introdução

Na Escola, dividir espaços e/ou brinquedos e interagir com as outras crianças, faz com que a criança comece a entender o que é seu e o que é do outro.
A individualidade e a identidade andam juntas, por isso é tão importante reconhecer o seu nome, identificar os seus objetos pessoais e os ambientes por onde circula.
A conquista da identidade e da individualidade é um processo permanente, que vai do nascimento até à morte e requer crescimento emocional para que a criança enfrente a vida de forma autêntica.
A construção do nosso ser como indivíduo, mesmo que dentro de um ou vários grupos é fundamental, e o ambiente de Creche, jardim-de-infância e CATL é rico para lhes dar todas as possibilidades de o formarem.
Não perdendo o nosso foco, a Criança como centro de toda a aprendizagem, vamos direcionar todo o nosso trabalho para esta construção de personalidade e de espírito de grupo, fortalecer relações e estreitar laços.

Objetivos gerais

Os objetivos são os tão bem definidos pelas Orientações Curriculares para a educação Pré-escolar.
  • Promover a construção da identidade e da autoestima de cada criança
  • Promover a independência e autonomia
  • Desenvolver na criança a consciência de si própria
  • Promover a convivência democrática e cidadania

Objetivos específicos

Enquanto Ser Individual
  • Identificar as suas caraterísticas individuais e reconhecer semelhanças e diferenças com as características dos outros;
  • Verbalizar as suas necessidades relacionadas com o seu bem-estar físico;
  • Expressar as suas emoções e sentimentos;
  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança nas suas capacidades e na perceção das suas limitações;
  • Desenvolver a sua identidade própria.
Enquanto Ser pertencente a um grupo
  • Reconhecer emoções e sentimentos dos outros;
  • Reconhecer a sua pertença a diferentes grupos sociais (família, escola, comunidade, entre outros);
  • Tomar consciência e aceitação de perspetivas e valores diferentes;
  • Saber viver em grupo;
  • Tomar consciência da existência de outros seres vivos com características e necessidades semelhantes às suas.

Conteúdos programáticos

Além de todos os conteúdos programáticos que constam dos documentos orientadores - manual de processos-chave e as Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar - daremos importância às seguintes temáticas:
  • Eu como ser individual e único
  • Eu enquanto pertencente a vários grupos
  •  Criação de laços/vínculos afetivos